ENSINO PROFISSIONAL
PRINCIPAIS ATIVIDADES E COMPETÊNCIAS
✔ Dispensar medicamentos e produtos de saúde, promovendo o seu uso correto, efetivo e seguro, sob controlo e supervisão do diretor técnico da farmácia. ✔ Efetuar a conferência de receituário médico e processar prescrições, garantindo conformidade com a legislação aplicável ao medicamento e ao circuito do medicamento. ✔ Atender e comunicar com os utentes e outros públicos da farmácia, prestando informações adequadas sobre medicamentos, automedicação e produtos de saúde. ✔ Gerir stocks de medicamentos e produtos cosméticos/dermocosméticos, controlando entradas, saídas, inventários e validade dos produtos. ✔ Controlar e registar os parâmetros adequados à conservação dos produtos na farmácia (temperatura, humidade, luz, etc.). ✔ Assegurar as condições de higiene, segurança e saúde no trabalho na farmácia, incluindo boas práticas de segurança e noções básicas de primeiros socorros. ✔ Realizar tarefas administrativas e de organização da farmácia, como registo de movimentações e manutenção de registos obrigatórios. ✔ Aplicar a legislação de enquadramento do setor da saúde e normas específicas aplicáveis a farmácias comunitárias, parafarmácias e locais autorizados de venda de medicamentos.
Os cursos profissionais são um dos percursos de ensino secundário (10º, 11º e 12.º anos), que permitem uma dupla certificação. Trata-se de um percurso que permite completar o ensino secundário, contudo com uma forte aproximação ao mercado de trabalho uma vez que os cursos têm uma componente teórica e uma componente prática.
Após a conclusão de um Curso Profissional, os alunos obtêm a certificação de ensino secundário (tal como nos cursos Científico-Humanísticos). Contudo, estes cursos permitem também a obtenção de certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.
Tal como os cursos científico-humanísticos, os alunos do ensino profissional também se podem candidatar ao ensino superior. Através da realização dos exames nacionais, iguais para todos os alunos do ensino. Através de uma modalidade de concurso regional, em que podem concorrer diretamente à instituição na qual pretendem ingressar (são as universidades e politécnicos a decidir os critérios decisivos, baseados nas aptidões dos alunos).
ESTRUTURA CURRICULAR
(Brevemente)
SAÍDAS PROFISSIONAIS
✔ Farmácias comunitárias (oficiais ou privadas). ✔ Parafarmácias e secções não medicamentosas em farmácias. ✔ Locais autorizados de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM). ✔ Centros dietéticos, ervanárias e estabelecimentos de venda de produtos cosméticos e de saúde. ✔ Farmácias hospitalares ou de instituições (em funções auxiliares). ✔ Empresas de distribuição farmacêutica ou grossistas do setor. ✔ Exercício da atividade em regime de freelancer ou em outros estabelecimentos do setor da saúde e dermocosmética.